PNEUS DESGASTADOS

COMO ESCOLHER O IDEAL PARA O SEU CARRO

Pneus desgastados, os pneus são itens muito importantes no carro, afinal, são eles que fazem o contato do carro ao solo e que possibilitam que ele se mova pelas estradas e ruas, mas infelizmente muitas pessoas não dão a importância para esse componente e não tem ações de cuidado com a periodicidade correta, com ações simples podemos manter os componentes do carro sempre da maneira correta e que proporcione conforto e segurança para às pessoas que viajam no carro e além disso evitam que surja problemas mais sérios e que necessitem de gastos altos e inesperados para ser feito o reparo.

Muitas pessoas não sabem identificar quando o pneu do carro está desgastado e por isso precisa ser trocado, e quando identificam essa necessidade não sabem como escolher o pneu ideal para o seu carro e que atenda às suas necessidades e às especificações de cada carro, no nosso conteúdo você irá poder conferir como identificar que os pneus de um carro estão desgastados, como fazer a troca desses pneus e também como escolher o pneu ideal para o seu carro, de acordo com as suas especificações continue lendo e saiba todas às informações.

TUDO SOBRE PNEUS

Como falamos anteriormente os pneus são itens essenciais de um carro e que precisam estar sempre em boas condições para que seja possível viajar com segurança e com mais conforto, às pessoas não podem colocar o pneu no carro e simplesmente esquece-lo ali, é necessário ter cuidados semanais e também ficar sempre de olho em como estão às suas condições. Os pneus têm interferência em muitas questões do carro, não apenas na segurança mas também na economia, boas condições de outras peças, estabilidade, conforto e muito mais.

Os pneus são os componentes do carro que ficam em contato direto com o solo, a sua composição é basicamente de borracha sintética e natural (Maior parte da composição), negro de fumo, derivados de pretróleo, produtos químicos, material textil e metálico. Confira mais alguns detalhes sobre a composição e estrutura dos pneus de um carro:

Sulcos – Os sulcos são responsáveis por proporcionar o escoamento da água pelos pneus, isto é é por onde a água passa não permitindo que ela fique acumulada pois isto é algo que prejudica a segurança dos pneus e além disso, eles permitem que o carro tenha estabilidade ao andar e evitam deslizamentos e em dias de chuva a aquaplanagem (Quando o carro passa por uma fina camada de água que está sobre o asfalto e que causa a perda de aderência do pneu ao solo) e além disso também tem como função fazer a refrigeração dos pneus e evitar deslizamentos que colocam em risco a segurança das pessoas que andam no carro.

Ranhuras – Essa parte do pneu é bem parecida com os sulcos, porém, são buracos menores e tem como função principal refrigerar os pneus com o ar que passa por eles, isto é, tem como função diminuir a temperatura dos pneus, às ranhuras são aqueles “desenhos” que vemos nos pneus e muitas vezes nem imaginamos a importância deles.

PORQUE MANTÊ-LOS SEMPRE EM BOAS CONDIÇÕES

Como podemos ver anteriormente os pneus do carro são peças essenciais para que o carro tenha um bom funcionamento e possa rodar com segurança e vamos falar um pouco mais da importância de manter sempre os pneus do carro em boas condições:

Economia – Muitas pessoas não sabem, mas os pneus do carro tem relação direta com o uso de combustível e o rendimento desse combustível, quando esses pneus estão desgastados ou descalibrados podem aumentar o consumo de combustível. E isso ocorre pois quando o pneu está murcho demanda mais o motor que ocasiona assim um maior consumo de combustível por isso é importante manter o pneu sempre em boas condições e sempre calibrado com a calibragem correta.

Segurança – Os pneus são importantes para a segurança do carro pois é esse componente que permite que o carro freie sem derrapar e faça curvas com segurança.

Estabilidade – Esse é outro ponto que os pneus têm uma extrema importância junto aos outros componentes que compõem esse sistema que é de manter a estabilidade do carro independente do local onde ele vai trafegar e das condições desse local como por exemplo subidas íngremes e locais com muitos buracos ou em estradas de terra. Anteriormente falamos que um pneu murcho pode aumentar o consumo de gasolina de um carro e um pneu é calibrado com a pressão acima da indicada afeta a sua estabilidade e por isso não é indicado também calibrar com uma pressão maior que a indicada no manual do carro.

Qualidade das outras peças – Quando o carro começa a dar sinais de que há algo de errado como por exemplo quando começa a fazer um barulho diferente ou o motorista sente que há algo de diferente mas acaba apenas ignorando esses sinais e continua andando com o carro normalmente pode ocasionar em problemas mais sérios e que demandam de mais gastos para que o reparo seja feito e isso não é diferente para o caso dos pneus, quando eles começam a apresentar problemas ou estão desgastados e as pessoas mesmo assim continuam usando normalmente pode ocasionar em problemas em outros componentes do carro. Muitas vezes o gasto para o reparo é pequeno no começo, mas com o uso se torna algo mais complicado e que demanda mais gastos.

Multa – E além de todos esses problemas caso a pessoa seja parada e o agente de trânsito verifique que o pneu está “careca” e que o TWI está no nível da banda de rodagem o motorista pode receber uma multa de R$195,23 e mais cinco pontos na sua carteira de motorista.

UM PNEU TÊM VIDA ÚTIL?

Não podemos dizer que os pneus têm uma vida útil pré determinada pois essa vida útil varia de acordo com algumas questões, que são:

  • Condições das vias onde o carro passa;
  • Se o motorista da arrancadas ou freadas constantemente;
  • Se o pneu é calibrado com a periodicidade indicada e com a pressão correta;
  • Se o carro carrega muito peso em longas distâncias.

Todas essas questões citadas acima tem interferência total na vida útil dos pneus pois quando o mesmo não recebe os cuidados necessários e constantes tendem a precisar da troca de forma mais rápida, porém, em carros populares a recomendação é que a troca dos pneus seja feita a cada 10 anos (Se caso ele não apresentar problemas de mau uso antes) e data de fabricação pode ser vista no próprio pneu, olhando os números que tem em sua extensão que fica próximo ao DOT e os 4 últimos dígitos indicam qual foi a semana e o ano de fabricação do pneu, por exemplo, se os últimos quatro números forem 2022 quer dizer que o pneu foi fabricado no 20ª semana de 2022 ou essa data pode ser verificada na nota fiscal de compra.

COMO VERIFICAR SE UM PNEU ESTÁ DESGASTADO

Muitas pessoas se questionam e dizem que não sabem como verificar se o pneu está desgastado e consequentemente precisando ser trocado, mas há alguns índices que nos ajudam no momento de analisar se o pneu do carro está desgastado ou não:

  • Verifique se ele está “careca”: Essa é uma das formas mais comuns de ver se o pneu está desgastado ou não é vendo se os sulcos estão muito baixos.
  • Observe o TWI: O TWI (Tread Wear Indicator) é um indicador que ajuda os motoristas a verificarem o nível de desgaste do pneu, ele é um pequeno “sinal”, uma pequena elevação que fica no sulco do pneu que indica qual é o limite de altura que pode chegar (1,6 milímetros).
  • Formas “caseiras” de identificar se o pneu está desgastado: Não é possível verificar a altura do pneu e o seu desgaste com uma régua por exemplo, mas há algumas formas caseiras de fazer essa medição e verificar se está tudo certo para o seu carro continuar rodando com segurança e respeitando as leis de trânsito, você pode colocar uma moeda de 1 real dentro do sulco do pneu e onde acaba a parte dourada e começa a prata (no friso) tem 1,6 milímetros, portanto, o indicado é que o pneu fique acima da parte prata.

E além desses “índices” citados acima as pessoas devem observar qual é o estado do pneu, isso é, se ele não tem rachaduras ou bolhas em sua extensão pois esses são sinais de que é necessário fazer uma troca.

COMO ESCOLHER O PNEU IDEAL PARA O SEU CARRO

Todos os carros contam com um manual que traz informações super importantes sobre o carro como um todo e também informações sobre os pneus do carro como o pneu correto, largura e também a pressão que eles devem ser calibrados para que assim sejam evitados problemas mais sérios, que comprometam a segurança e também a durabilidade de algumas peças do carro que trabalham junto ao pneu como a suspensão por exemplo e também podem causar altos gastos como por exemplo com reparos no carro e consumo de combustível.

Primeiro de tudo é necessário identificar as letras e números que estão presentes na lateral do pneu, confira o que cada uma dessas letras e números diz sobre o pneu, são eles que nos norteiam no momento de fazer a escolha para que seja possível fazer a escolha do pneu correto para o seu automóvel e que atenda as necessidades dele.

Os três próximos números indicam qual é a largura daquele pneu e essa medida está em centímetros ou milímetros e após isso há uma barra que divide esses números dos que indicam a altura da lateral do pneu, esse número diz respeito a porcentagem da largura se for 50 por exemplo representa 50% da largura do pneu, após isso pode tem uma letra que pode ser “R” de radial que é o tipo de construção deste pneu, a maioria dos pneus são desse tipo ou pode ser também “D” de diagonal e após essa letra vem um número que expressa qual é o tamanho do aro da roda indicada para aquele pneu, é o diâmetro da roda e esse número está em polegadas.

Separado por um espacinho temos outro número que é conhecido como índice de carga, aquele número que está lá deve ser consultado em uma tabela para verificar qual é o peso máximo que aquele veículo suporta, pois não é o número que está lá, uma tabela deve ser analisada para verificar qual é o peso que cada um dos pneus aguenta. E junto desse número há uma letra que indica a velocidade máxima que o carro pode atingir utilizando aquele pneu, qual é a velocidade que ele suporta por questões de segurança. Confira as letras e quais são as velocidades de cada uma:

  • Q: até 160 km/h;
  • R: até 170 km/h;
  • S: até 180 km/h;
  • T: até 190 km/h;
  • H: até 210 km/h;
  • V: até 240 km/h;
  • ZR: Mais de 240 km/h;
  • W: 270 KM/h;
  • Y: 300 km/h.

Esses são os modelos mais comuns que geralmente as pessoas encontram nos veículos e todos os proprietários devem conhecer e também analisar esses detalhes para que possam usar o seu carro da melhor forma possível e evitando problemas mais sérios e também altos gastos com os reparos que muitas vezes são necessários fazer por conta do mau uso do carro.

Com a análise dos dados citados acima é possível escolher o pneu ideal e que atende o modelo do seu carro pois como podemos ver, o pneu é um item muito importante do carro e que precisa de atenção constante por parte do seu proprietário. E além desses índices citados acima é importante verificar também se há um selo, etiqueta do Inmetro no pneu do carro e essa etiqueta também das informações sobre o pneu do carro, confira o que ele representa:

  • Resistência do pneu ao rolamento, este índice tem como objetivo indicar qual é a facilidade que o pneu roda, gira em torno do rolamento. Essa escala vai da letra A a G sendo que a letra A representa a mais eficiente e a letra G indica a menos eficiente e esse indicativo está diretamente relacionado a eficiência do carro e como é a utilização do combustível por parte dele e também a emissão de CO² durante a rodagem do carro.
  • Aderência em pista molhada, esse indicativo tem relação direta com a segurança do carro pois como falamos anteriormente em dias chuvosos em que a visibilidade fica mais baixa e a pista fica mais escorregadia por conta da chuva os riscos de deslizamentos ou de acidentes ficam maiores e esse indicativo informa qual é a aderência do pneu ao solo e essa escala vai de A a G sendo que a A é mais aderente e a G menos aderente e isso não diz respeito apenas em dias chuvosos mas também em como o pneu se comporta nas situações que mais dependem dele como em caso de frenagens e para fazer curvas por exemplo;
  • Ruído externo, como o próprio nome já diz, esse indicativo tem como função informar ao proprietário do carro qual é o ruído emitido pelo pneu durante a movimentação do carro e há um limite máximo de emissão de ruído que é separado por categoria de veículos, que podem ser:
  • Veículos de passageiros 75db;
  • Veículos comerciais leves (Utilitários) 77db;
  • Veículos Comerciais (Ônibus e caminhão) 78db.

Os pneus que têm mais ruídos são também considerados menos eficientes. E essa etiqueta que estamos falando vem grudada no pneu e com todos esses indicativos de fácil localização de forma que facilitem o entendimento do proprietário.

CONCLUSÃO

Com a leitura desse texto podemos verificar que a análise e observação é sempre a melhor opção para as pessoas, devemos sempre estar atentos aos sinais que o nosso carro apresenta e também sempre pesquisar mais sobre todos os temas, no manual do carro e também observando o pneu para que assim possamos fazer a melhor escolha que traz segurança e economia.

A melhor forma de ter tranquilidade e segurança é pensando de forma antecipada e por isso os possíveis problemas não podem ser deixados para trás e nem para depois, pois isso só traz prejuízos e além de colocar em risco a vida das pessoas que andam naquele carro.

OFICINA MECÂNICA TOP MOTORS AUTO

A oficina mecânica Top Motors situada em São José dos Campos tem como objetivo proporcionar mais conforto e tranquilidade aos seus clientes, em nossa equipe temos profissionais capacitados e experientes que fazem os reparos dos veículos dos nossos clientes com muito cuidado e atenção aos mínimos detalhes pois quando falamos de carros a segurança deve estar sempre em primeiro lugar, pensamos sempre na agilidade dos serviços, mas sem perder a qualidade.

A nossa oficina conta com preços justos e com um ótimo custo benefício, estamos em um local de fácil acesso próximo a Dutra para maior facilidade e comodidade dos nossos clientes, todos os nossos serviços contam com garantia de qualidade e recebem um acompanhamento mesmo após a realização do serviço para que seja possível tirar qualquer dúvida que venha a surgir e ter mais tranquilidade ao saber que os profissionais desse time tão completo e empenhado estão a disposição independente do horário.

E quando falamos independente do horário estamos falando sério, a Top Motors Auto é uma oficina mecânica 24 horas pois afinal, nós nunca sabemos quando o nosso carro pode apresentar um problema, nós não te deixamos na mão independente do horário do dia. Todos os nossos serviços são feitos pautados na ética e em trazer conforto aos nossos clientes e seus familiares, queremos que os nossos clientes deixem os problemas que tiram o seu sono para a gente e aproveitem o que a vida tem de melhor.

Nossa estrutura é totalmente equipada e conta com as melhores e mais atualizadas ferramentas e máquinas, nossa oficina conta com um sistema de câmeras e segurança 24 horas. A Top Motors Auto é uma mecânica autostore que soluciona todos os problemas do seu veículo, além disso, contamos com condições especiais para a realização de serviços e revisões preventivas.

Somos uma oficina mecânica credenciada pela Bosch Brasil, uma parceria de sucesso que só traz benefícios aos nossos clientes e benefícios exclusivos aos nossos clientes. Na Top Motors você encontra serviços de manutenção, revisão preventiva, mecânica em geral tudo em um só lugar, sem ser necessário procurar outros locais ou fazer os serviços em um local que não seja de sua confiança.

Para nós, cada cliente é único e por isso temos toda atenção, sabemos que nem todas as pessoas têm conhecimentos de mecânica, por isso, explicamos o serviço que será prestado e o problema que o carro está apresentando de forma clara e de uma forma que a pessoa consiga entender sem usar muito termos técnicos que dificultam o entendimento e que muitas vezes confundem a cabeça das pessoas que já estão preocupadas com o carro que apresentou problemas e com o que irá acontecer em seguir.