PNEU FUROU

COMO TROCAR?

O pneu furou? O pneu furar no meio do caminho para os afazeres do dia a dia ou no meio de uma viagem em família é algo que nos deixa qualquer pessoa estressada e irritada e junto a esse perrengue vem a dúvida de como trocar o pneu para que seja possível chegar até o seu destino final. A maioria das pessoas não sabe como fazer essa troca e por esse motivo acabam ficando desesperadas e ainda mais preocupadas com essa questão.

Além da frustração de ter o pneu furado e de ter que parar em um local onde você não conhece e que é muito perigoso, tem o medo de não conseguir fazer essa troca com segurança para não colocar sua vida em risco. No nosso conteúdo você vai poder saber o passo a passo para fazer a troca dos pneus, quais ferramentas é necessário utilizar e também dicas de como cuidar dos pneus do seu veículo e aumentar a sua vida útil evitando que esses problemas aconteçam. Prefere baixar o nosso ebook para ler depois? Acesse clicando na imagem abaixo e saiba todas as informações sobre esse tema que é tão importante.

PNEUS MURCHANDO RAPIDAMENTE, SAIBA O QUE PODE TER CAUSADO ISSO

A primeira coisa que nos perguntamos quando o pneu do carro fura é “O que pode ter causado isso” e diversas questões podem fazer isso acontecer e ainda facilitar para que isso ocorra de forma mais fácil, outro fator que pode ocorrer são algumas ações que podem diminuir a vida útil desse componente fazendo com que a troca tenha que ser feita de forma antecipada. Confira algumas ações e coisas que podem fazer o pneu do seu carro furar ou rachar com mais facilidade.

Borracha desgastada – Quando a borracha do pneu está desgastada ele fica mais propício a rasgos e principalmente furos, pois a camada de borracha fica muito “fina”, menos resistente e mais propícia a esse tipo de acontecimentos.

Dias frios – Em dias frios, o pneu tem tendência a fica mais murcho que o normal e isso ocorre pois nessa época há mais perda de ar e por isso é necessário que as pessoas fiquem mais atentas ao pneu principalmente nessa época do ano e pode ser que aconteça de ter que calibrar com mais frequência.

Problemas na válvula de ar – Esse é um componente muito importante do pneu e que merece muita atenção, quando há um problema na válvula pode fazer com que o pneu perca pressão de forma muito brusca, invés de ir vazando aos poucos pode ocorrer uma perda brusca e repentina, causando assim perigos a saúde das pessoas que viajam naquele veículo, portanto, uma das primeiras coisas que deve ser observada quando o pneu começar a murchar é a válvula de ar.

Problemas de calibragem – É muito importante que as pessoas mantenham o seu veículo sempre calibrado para que seja possível ter uma melhor performance e durabilidade e evitar problemas como o citado acima de acabar murchando aos poucos comprometendo assim a segurança das pessoas e a vida útil do pneu, além de fazer essa calibragem de forma constante é essencial que seja utilizada a pressão correta e adequada para aquele pneu.

Perfurações – Esse tópico é meio óbvio de falarmos mas não podíamos deixar de falar sobre essa possibilidade, os pneus podem acabar murchando por conta de perfurações de pregos, cacos de vidro ou outras coisas pontiagudas que podem ocasionar essa perfuração e muitas pessoas acabam não observando isso e andando por longas distâncias com esse objeto fincado no pneu.

COMO É A ESTRUTURA INTERNA DE UM PNEU

Conheça a estrutura de um pneu, assim você poderá verificar a importância de mantê-lo sempre em bom estado de conservação e fazer os cuidados necessários.

  • 1 - Banda de rodagem – Essa é a parte do pneu que fica em contato direto com o solo, é essa parte do pneu que recebe todo o atrito que essa movimentação promove, é ela que proporciona também estabilidade durante a movimentação. A banda de rodagem é dividida em 3 partes, que são:
    • Sulcos – A função dos sulcos é de drenar a água do pneu e também de evitar deslizamentos, é essa parte que determina e facilita a aderência do pneu ao solo em que ele está rodando.
    • Ranhuras – Assim como os sulcos, as ranhuras ajudam na drenagem do pneu e além disso auxiliam na redução da temperatura do pneu por meio da ventilação e resfriamento da borracha.
    • Barras – As barras também são partes que ficam em contato direto com o solo e geram a tração no carro.
  • 2 – Lateral – A lateral do pneu é a parte responsável por amortecer a passagem do carro por irregularidades do solo onde ele trafega, é a parte do pneu que tem uma borracha mais flexível e resistente, diferente do restante do veículo.
  • 3 – Carcaça – Essa é a parte interna do pneu feito com fios que são revestidos de borracha, é formado por camadas sobrepostas de cintas, essa parte que é responsável por manter o pneu do carro com a pressão necessária e inflado.
  • 4 – Cintas estabilizadoras – Essa parte do pneu é feita com materiais muito resistentes com fios de aço sobrepostos que tem como principal função proporcionar que o carro tenha um contato direto com o solo e evitar furos e rasgos.
  • 5 – Talão – Essa é a parte do pneu que tem como função principal amarrar o pneu ao aro.
  • 6 - Estanque ou Liner – Essa parte é o revestimento interno do pneu do carro, é composto por camadas de borracha.

MEU PNEU FUROU, COMO TROCAR?

Abaixo teremos um passo a passo de como trocar o pneu do seu carro com segurança e da forma correta, esse passo a passo é para guardar no celular e usar quando necessário, mas antes de irmos para o passo a passo é essencial falar sobre quais ferramentas serão utilizadas para fazer essa troca, confira:

  • Um triângulo para fazer a sinalização do local para outros veículos e evitar possíveis acidentes;
  • Macaco;
  • Chave de roda;
  • Vale ressaltar que há alguns modelos de veículos que necessitam de ferramentas diferenciadas para fazer essa troca, as ferramentas podem ser: Pinça e pino guia.

COMO TROCAR O PNEU DO CARRO

O primeiro passo é muito importante e não deve ser ignorado pelas pessoas, nós sabemos que esse é um momento de muito pressa mas é muito importante que as pessoas pensem na segurança, o carro deve ser estacionado em um local seguro, quando há passageiros eles devem descer e ficar fora do carro durante essa troca e se isso não for possível eles devem ficar dentro do carro e com cinto de segurança, ao estacionar observe se é um local plano e regular e ligue o pisca alerta do carro, se caso você estiver parado em uma rodovia ou em um local de grande movimento. É necessário posicionar o triângulo sinalizando atrás do carro para que as pessoas que estejam viajando na mesma via possam ver e ficar atento a esse carro que está parado, é importante também que todas as ferramentas necessárias para fazer essa troca e o estepe estejam próximas a pessoa para facilitar o processo.

O segundo passo é puxar o freio de mão e colocar o carro em primeira (Em caso de carros manuais) ou em modo “estacionado” em caso de carros automáticos, em seguida tire a calota e comece a afrouxar os parafusos da roda, nesse momento é necessário encaixar a chave de roda e começar a soltar os parafusos aos poucos, não tire os parafusos, apenas solte-os um pouco.

Posicione o macaco no ponto de fixação/canaleta, essa é uma parte do carro que é metálica e foi projetada para receber o macaco, na maioria das vezes esse local é indicado com um triângulo . Comece a levantar o carro e nesse momento fique atento se ele está subindo de forma regular e está estável, se caso perceber que ele está inclinado para um dos lados ou “tremendo” é necessário abaixar e começar novamente. Após o carro estar levantado o suficiente, coloque o estepe deitado embaixo do carro, próximo ao macaco e se caso o macaco acabar se soltando impede que o carro despenque.

Agora é o momento de soltar de vez os parafusos, gire-os em sentido anti-horário e tire o pneu que será trocado e faça o mesmo processo com o pneu furado, coloque ele embaixo do carro para segurança.

Encaixe o estepe na roda, preste atenção se o mesmo está alinhado com os parafusos e encaixe (Fique atento pois a câmara de gás deve sempre ficar virada para fora do pneu). Aperte os parafusos, inicie com as mãos até quando der e depois utilize a chave de roda para finalizar esse processo.

Nesse momento é hora de tirar o pneu furado de baixo e ir descendo o macaco lentamente e verificar se as porcas estão bem presas.

Quando o carro estiver no chão, verifique se é necessário apertar os parafusos novamente. E pronto, você acaba de trocar o pneu do seu carro, esse passo a passo é muito importante pois evita grandes apuros e ajuda nos momentos mais desesperadores.

É muito importante que todos os passos sejam seguidos com cuidado e cautela para que seja possível fazer a troca de forma segura e sem colocar em risco a vida das pessoas que estão no carro e do motorista, afinal, os pneus são parte extremamente importante do carro pois ficam em contato direto com o solo.

COMO AUMENTAR A VIDA ÚTIL DOS PNEUS

Como podemos ver anteriormente, os pneus são partes essenciais de um veículo e por isso devemos ficar sempre atentos às condições do mesmo e fazer revisões de forma regular para que possamos ficar tranquilos sabendo que eles estão em boas condições e não nos darão dores de cabeça.

Algumas questões devem ser levadas em consideração na hora de fazermos essa “revisão” e são elas: Se os pneus não estão carecas, se a câmara de gás está em boas condições e sem vazamentos e se não há bolhas ou rachaduras nos pneus, as bolhas em um primeiro momento não deixam o ar vazar, mas com o tempo de uso, se as pessoas continuam utilizando o pneu mesmo assim elas têm tendência a estourar e fazer o ar começar a vazar e quando os pneus estão carecas, eles perdem aderência ao solo, perdendo assim parte da sua segurança e colocando em risco a vida das pessoas que viajam no carro, principalmente em dias de chuva e em casos de deslizamentos. Nós da Top Motors Auto separamos algumas dicas de como você pode aumentar a vida útil dos pneus do seu carro, confira:

Calibre os pneus de forma periódica, o tempo recomendado é de 15 em 15 dias, quando os pneus estão com pouca pressão eles têm um desgaste maior principalmente em suas bordas, diminui a vida útil do mesmo, aumenta o consumo de combustível, causa desgaste desigual entre as partes do pneu e prejudica a estabilidade do carro, essas são coisas que ninguém quer, não é mesmo!? E se caso você perceber que dentro de 15 dias o pneu perdeu muita pressão é importante ficar atento pois pode ser que esteja acontecendo um vazamento de ar por alguns dos motivos que já citamos acima, portanto o momento de calibrar também deve ser de atenção e análise.

Mas é muito importante avisar também que a calibragem deve ser feita com a pressão indicada (Muda de acordo com o veículo e essa pressão pode ser verificada no manual do carro ou ainda em alguns casos há uma etiqueta com essas especificações na porta do motorista), muitas pessoas acreditam no mito de que quando calibram com uma pressão maior que a indicada o carro fica mais tempo calibrado, porém isso não passa de um mito e que traz malefícios para o carro, quando calibrado com uma pressão maior que a indicada pode fazer com que o pneu estoure ou ainda que ele desgaste de forma irregular.

E além de calibrar os pneus é muito importante também calibrar o estepe, muitas vezes acabamos lembrando dele só quando precisamos, o tempo para fazer essa calibragem é maior que os dos pneus em uso, mas ele deve se manter sempre calibrado.

Faça o rodízio dos pneus, os pneus do carro tem tendência a ter desgaste desigual, por isso é importante fazer um rodízio entre esses pneus pois assim é possível “igualar” esses desgastes melhorando a aderência do carro no solo e aumentando a vida útil dos pneus. O indicado é que esse rodízio entre os pneus seja feito a cada 10 mil quilômetros rodados.

Faça alinhamento e balanceamento com a periodicidade correta, muitas vezes sentimos o nosso veículo “puxando” para um dos lados e quando deixamos o volante reto o carro acaba indo para o lado e se o seu carro apresenta alguns desses sinais é um alerta de que é necessário fazer um alinhamento. Para fazer o alinhamento os mecânicos utilizam uma máquina balanceadora e o recomendado é que esse processo seja feito a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas atenção, deve-se observar e pesquisar atentamente uma oficina mecânica de confiança para levar o carro, uma oficina que conte com profissionais capacitados e que sabem fazer esse serviço da forma correta e com segurança pois quando feito de forma errada o carro pode ter muitos outros problemas além dos citados acima.

Tenha cuidados básicos, muitas vezes temos certas práticas com o nosso carro que nem imaginamos os malefícios que isso pode trazer e um desses problemas podem causados nos pneus, abaixo listamos algumas dessas práticas para que você possa memorizá-las para não fazer mais, são elas:

  • Subir em cima de calçadas, esse tranco que o carro sofre prejudica os pneus e outras partes;
  • Evite freadas e aceleradas bruscas, isso faz com que os pneus deslizem no solo e além de ser muito perigoso causa o desgaste;
  • Tenha cuidado ao fazer curvas, reduza a velocidade e faça com calma;
  • Evite passar por cima de obstáculos e objetos que estejam no chão como pedras por exemplo;
  • Tente sempre desviar de buracos;
  • Em dias de chuva reduza a velocidade.

Evite sobrecarga, muitas vezes vamos viajar e levamos diversas coisas mas não nos atentamos que a sobrecarga no veículo além de prejudicar os pneus pode ainda aumentar o consumo de combustível do carro, quando for andar com itens no carro, tente distribuir o peso de forma igual entre ambos os lados.

CONCLUSÃO

Com a leitura desse artigo podemos identificar que trocar o pneus do carro pode ser algo simples de se fazer mas que demanda que as pessoas tomem certos cuidados que são muito importantes e não devem ser deixados de lado, você pode conferir um passo a passo com detalhes de como fazer essa troca, dicas para esse momento que nos deixa muito estressados e preocupados pois afinal, ninguém quer parar no meio de uma viagem ou no caminho indo para um compromisso para fazer essa troca.

E para evitar essa dor de cabeça do pneu furar há algumas práticas que podem ser feitas para aumentar a vida útil dos componentes do veículo e também algumas dicas do que ficar atento para que seja possível identificar de forma antecipada qualquer sinal, é muito importante levar o seu carro de forma periódica a uma oficina mecânica de sua confiança para que um profissional possa verificar o que pode estar ocorrendo no carro pois eles saberão de fato diagnosticar e fazer os reparos necessários.

OFICINA MECÂNICA TOP MOTORS AUTO

A oficina mecânica Top Motors situada em São José dos Campos tem como objetivo proporcionar mais conforto e tranquilidade aos seus clientes, em nossa equipe temos profissionais capacitados e experientes que fazem os reparos dos veículos dos nossos clientes com muito cuidado e atenção aos mínimos detalhes pois quando falamos de carros a segurança deve estar sempre em primeiro lugar, pensamos sempre na agilidade dos serviços mas sem perder a qualidade.

A nossa oficina conta com preços justos e com um ótimo custo benefício, estamos em um local de fácil acesso próximo a Dutra para maior facilidade e comodidade dos nossos clientes, todos os nossos serviços contam com garantia de qualidade e recebem um acompanhamento mesmo após a realização do serviço para que seja possível tirar qualquer dúvida que venha a surgir e ter mais tranquilidade ao saber que os profissionais desse time tão completo e empenhado estão a disposição independente do horário.

E quando falamos independente do horário estamos falando sério, a Top Motors Auto é uma oficina mecânica 24 horas pois afinal, nós nunca sabemos quando o nosso carro pode apresentar um problema, nós não te deixamos na mão independente do horário do dia. Todos os nossos serviços são feitos pautados na ética e em trazer conforto aos nossos clientes e seus familiares, queremos que os nossos clientes deixem os problemas que tiram o seu sono para a gente e aproveitem o que a vida tem de melhor.

Nossa estrutura é totalmente equipada e conta com as melhores e mais atualizadas ferramentas e máquinas, nossa oficina conta com um sistema de câmeras e segurança 24 horas. A Top Motors Auto é uma mecânica autostore que soluciona todos os problemas do seu veículo e além disso, contamos com condições especiais para a realização de serviços e revisões preventivas.

Somos uma oficina mecânica credenciada pela Bosch Brasil, uma parceria de sucesso que só traz benefícios aos nossos clientes e benefícios exclusivos aos nossos clientes. Na Top Motors você encontra serviços de manutenção, revisão preventiva, mecânica em geral tudo em um só lugar, sem ser necessário procurar outros locais ou fazer os serviços em um local que não seja de sua confiança.

Para nós, cada cliente é único e por isso temos toda atenção, sabemos que nem todas as pessoas têm conhecimentos de mecânica, por isso, explicamos o serviço que será prestado e o problema que o carro está apresentando de forma clara e de uma forma que a pessoa consiga entender sem usar muito termos técnicos que dificultam o entendimento e que muitas vezes confundem a cabeça das pessoas que já estão preocupadas com o carro que apresentou problemas e com o que irá acontecer em seguir.